CONSERVATÓRIO DE MPB



Foto: acervo Fundação Cultural de Curitiba

CONSERVATÓRIO DE MPB DE CURITIBA

APRESENTAÇÃO


No dia 07 de outubro de 2023, o Conservatório de MPB de Curitiba completará 30 anos de existência dedicados ao ensino, à pesquisa e à produção de eventos artístico-culturais na área da música popular brasileira.

Mantido pela Fundação Cultural de Curitiba e administrado pelo ICAC – Instituto Curitiba de Arte e Cultua, o Conservatório de MPB é um centro de referência em música popular brasileira oferecendo semestralmente uma média de 40 cursos livres regulares nas áreas de instrumento, canto, estruturação musical, práticas de conjunto e cursos para crianças e adolescentes São aproximadamente 900 alunos buscando naquele espaço, a preços acessíveis, o aprendizado e o aperfeiçoamento da música brasileira, com acompanhamento de professores sérios e reconhecidamente gabaritados.

Com o objetivo de exercitar e difundir as diversas vertentes da música popular brasileira, a instituição mantém quatro grandes grupos artísticos: as orquestras À Base de Sopro e À Base de Corda (desde 2001), Coral Brasileirinho (voltado para crianças), Vocal Brasileirão (desde 1993) e Grupo Brasileiro (desde 2016) os quais têm tido, desde a sua criação, participação importante e regular no calendário cultural paranaense e nacional. Cada um desses grupos recebeu, ao longo dos anos, importantes músicos e cantores convidados nas suas apresentações como Dominguinhos e Renato Borghetti e Lenine (Orquestra À Base de Corda); Emílio Santiago, Elza Soares e Arrigo Barnabé (Orquestra À Base de Sopro); Quarteto em Ci e Joyce Moreno (Vocal Brasileirão) e Toquinho e a dupla Kleiton e Kledir (Coral Brasileirinho), só para citar alguns. A partir de 2016, o CMPB passou a contar conta com mais um grupo artístico, o Coral Brasileiro, formado por ex-integrantes do Coral Brasileirinho.

O Conservatório de MPB também é responsável pela produção de diversos eventos de incentivo ao desenvolvimento musical dos alunos. Entre esses eventos, destacamos o AFINA-SE – Apresentações de Alunos do Conservatório de MPB, de natureza pedagógica. São aproximadamente duas semanas de apresentações dos diversos cursos oferecidos a cada final de semestre letivo. As apresentações são abertas à comunidade e têm entrada franca.

O Conservatório oferece periodicamente também workshops, bate-papos musicais e palestras, muitas vezes sem custos para a comunidade e ministrados pelos próprios professores, músicos da cidade e também por grandes ícones da música popular brasileira. Já estiveram no CMPB nomes como: Guinga, Yamandu Costa, Gilson Peranzetta, Célia, Paulinho da Viola, Billy Blanco, Hermeto Pascoal, Filó Machado, Wilson das Neves, entre muitos outros.

Na programação anual do Conservatório, são encontradas ainda apresentações artísticas, como a tradicional Roda de Choro, que há mais de 15 anos faz parte do calendário, e acontece todas as quintas-feiras. A novíssima Roda de Samba, que começou suas atividades no início de 2017, é realizada 01 vez ao mês e já está se tornando mais um evento tradicional do CMPB. A série Musical Domingo Onze e Meia e outros eventos especiais, que prestigiam o trabalho de músicos locais, são apresentados ao menos uma vez por mês pela manhã, na Praça Jacob do Bandolim, espaço ao ar livre da instituição, enquanto acontece a Feira do Artesanato. Desde 2016, o espaço da praça também tem sido utilizado para shows com os já citados Grupos Artísticos em um novo dia e horário: aos sábados às 12h.
  
O Conservatório oferece também à comunidade, a oportunidade de efetuar pesquisa em seu acervo de livros e revistas, disponíveis na sua biblioteca especializada em música popular brasileira. Da mesma forma e com o mesmo objetivo, está à disposição do público, em sua fonoteca, o material que compõe o acervo fonográfico de Música Popular Brasileira.