PROFESSORES e CURSOS | 2º semestre 2023

CONHEÇA OS PROFESSORES DO CONSERVATÓRIO DE MPB  - 2º semestre 2023
ÍNDICE DOS CURSOS – RELEASES PROFESSORES

ACORDEOM  Marina Camargo
BAIXO ELÉTRICO  Marcelo Pereira
BANDOLIM  Renan Bragatto
BATERIA  Toni Antoniacomi
BATERIA PARA CRIANÇAS  Edi Tolotti
BATERIA PREPRATÓRIO  Paulo Oliveira
CAVAQUINHO  Julião Boemio
CLARINETE  Jacson Vieira
FLAUTA DOCE e FLAUTA DOCE P/ CRIANÇAS Doriane Conceição
FLAUTA TRANSVERSAL  Zelia Brandão
GUITARRA  Mario Conde
PERCUSSÃO  Alex Figueiredo 
PERCUSSÃO   Vina Lacerda
PIANO  Reginaldo Nascimento
PIANO PARA CRIANÇAS  Bruna Kaiser Wasem
SAXOFONE  Raul Valente
TROMBONE  Lauro Ribeiro
TROMPETE  Ozéias Veiga da Costa
VIOLA CAIPIRA  Rogério Gulin
VIOLÃO  Claudio Menandro- retorna 1º sem. 2022
VIOLÃO  Fabiano Tiziu
VIOLÃO  Rogério Gulin
VIOLÃO 7 CORDAS Lucas Melo
VIOLÃO PARA CRIANÇAS  Daniel Fagundes


CURSOS DE CANTO:

CANTO POPULAR  Clarissa Bruns
CANTO POPULAR  Joubert Guimarães


CURSOS TEÓRICOS

COMPOSIÇÃO & ARRANJO INSTRUMENTAL EM MPB  Paul Wegmann
HARMONIA FUNCIONAL  Jackson Franklin
LEM – LINGUAGEM E ESTRUTURAÇÃO MUSICAL  Cássio Menin


CURSOS DE PRÁTICAS DE CONJUNTO:
PRÁTICA DE CONJUNTO DE CHORO  Julião Boemio e Lucas Melo
PRÁTICA DE CONJUNTO DE MPB  Lucas Melo
PRÁTICA DE CONJUNTO DE SAMBA  Luís Rolim e Gustavo Moro
PRÁTICA DE CONJUNTO DE MÚSICA CAIPIRA  Rogério Gulin

* A relação está em ordem alfabética geral pelo nome dos cursos.

ACORDEOM -  professora MARINA CAMARGO 
Natural de Concórdia/SC. É graduada em Licenciatura em Música pela UFPR e Especialização em Música Brasileira no Ensino da Música pela FAP. Iniciou seus estudos de acordeom em 1993 em Curitibanos/SC. Em Curitiba, estudou com Rubens Pires e Waldir Teixeira, aprimorando-se com Toninho Ferragutti, Lula Alencar, Luciano Maia, Marcelo Caldi e Alessandro Kramer nas Oficinas de Música (2002 a 2020). Foi bicampeã estadual na categoria acordeom feminino no Festival Catarinense de Arte e Tradição. Participou de diversos grupos de música brasileira e como acordeonista convidada em shows e espetáculos cênicos. Tem dois álbuns gravados com os grupos Baque Solto e Folebaixo dos quais é fundadora, e mais de 20 participações em outros álbuns. Com o Baque Solto fez a turnê de lançamento do álbum em Maringá, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador. Com o Folebaixo se apresentou no Festival Nosso Jogo em Viena na Áustria (2014) e na cidade de Salerno na Itália (2016). Em 2017 o duo lançou seu álbum no Festival Psicodália (Rio Negrinho/SC). Em 2018 lançou o livro de entrevistas, partituras e álbum “Acordeom Brasileiro”, fruto de uma pesquisa com 14 acordeonistas de várias regiões do país. É professora de acordeom no Conservatório de MPB desde 2004. Site: www.marinacamargo.mus.br


COMPOSIÇÃO & ARRANJO INSTRUMENTAL EM MPB - professor Paul Wegmann
Guitarrista, compositor e educador musical. Iniciou seus estudos superiores em guitarra elétrica na Escuela Moderna de Música (Santiago do Chile), continuando no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí (São Paulo, Brasil), em guitarra mpb/jazz. É Bacharel em Composição e Regência pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (UNESPAR). Tem estreado obras em eventos locais e internacionais dedicados à música contemporânea de concerto e compôs trilhas sonoras para diversas obras teatrais. Tem publicado e apresentado trabalhos acadêmicos no Brasil e na Espanha. É professor do curso de Composição e Arranjo Instrumental no Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba desde 2015, professor de guitarra elétrica e teoria musical no Conservatório Municipal Waltel Branco (Paranaguá,PR). Paralelamente, desenvolve pesquisas nas áreas de composição com suporte tecnológico, programação criativa (Max/Msp), improvisação, filosofia da música e educação musical.





BAIXO ELÉTRICO - professor MARCELO PEREIRA
Bacharel em Música Popular pela FAP - Faculdade de Artes do Paraná. Foi integrante da Orquestra à Base de Sopro do Conservatório de MPB onde tocou ao lado de grandes nomes da música brasileira como: Léa Freire, Itiberê Zwarg, Roberto Sion, Toninho Ferragutti, Teco Cardoso, André Mehmari, Nailor Proveta, Arrigo Barnabé, Gabrielle Mirabassi, Nelson Ayres, Joyce Moreno e Waltel Branco. Com a OABS gravou o CD Mestre Waltel, em homenagem ao compositor Waltel Branco; em 2009 gravou o DVD “Arrigo Barnabé”, e o CD e DVD “Nossos Compositores”. Foi integrante da Maria Faceira Orquestra de Gafieira onde se apresentou ao lado de: Robertinho Silva, Nailor Proveta, Léa Freire, Walter Alfaiate, Vinícius Dorin entre outros. É integrante e membro-fundador do grupo Baque Solto e lançou um CD do grupo em 2012, no qual assinou também a direção musical. Ainda em 2009 monta com a acordeonista Marina Camargo um duo de música eletrônica ao vivo, o Folebaixo.Com o duo lançou o cd “Lounge” e se apresentou em Viena, na Áustria; em Salerno, na Itália e em 2017 no festival Psicodália em Santa Catarina. Marcelo é professor de contrabaixo do Conservatório de MPB desde 2003.Site: www.marcelopereiramusico.com



BANDOLIM - professor RENA BRAGATTO
Compositor e multi-instrumentista se apresenta desde 2003 em formações de Choro, Forró e Samba (com piano, bandolim, acordeom e cavaco), sempre valorizando nossa cultura brasileira. Fez parte do extinto Clube do Choro na Cidade de São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo, tocando em Grandes Festivais como: Festival de Inverno de Paranapiacaba, Festival de Inverno de Ouro Preto, Rua do Choro em São Paulo, Chorando sem Parar em São Carlos, entre outros. No ano de 2011, finalizou a gravação do CD de seu Primeiro Projeto Autoral, no Grupo Saçurá, com Shows de Lançamento nos SESCs São José dos Campos, Bauru e Campo Grande. É músico bandolinista da Orquestra à Base de Corda de Curitiba. Seu show de estreia foi  o concerto com o músico Lenine, tendo se  apresentando também com Diogo Nogueira, Carlos Malta e Pife Moderno. É professor de Bandolim do CMPB desde 2014.




BATERIA - professor TONI ANTONIACOMI
Nasceu em Curitiba-PR em 1972. Começou a tocar bateria como autodidata aos 15 anos, com 21 iniciou seus estudos com o professor Guilherme Gonçalves (graduado na Berklee College of Music) com quem estudou por sete anos. Fez cursos de especialização com grandes nomes da bateria mundial entre eles: Gary Chaffee, Dean Anderson, Pascoal Meirelles, Edgard Rocca, Rodolfo Cardoso, Nenê, Marcio Bahia e Oscar Bolão. É autor de dois livros: “Leitura rítmica e sua aplicação no estudo de independência para ritmos brasileiros” (2012) e “Rítmica 2 - compasso misto e composto” (2014).  Estes dois trabalhos foram adotados por várias escolas de música e por duas faculdades: FAP-Faculdade de artes do Paraná (atual UNESPAR)  e PUC (Pontifícia Universidade Católica) nos cursos de licenciatura.
Atua como professor do Conservatório de MPB de Curitiba desde 1996, e também na Pulsare Centro Musical. Em 2015 fez uma turnê nacional com o grupo Baque Solto onde tocou em várias cidades brasileiras. Como músico já participou de vários shows e gravações como free lancer, além de atuar em grupos de música brasileira, jazz e música pop. Atualmente trabalha com seu trio de música instrumental e o grupo Baque Solto.




BATERIA PARA CRIANÇAS - professor EDI TOLOTTI 
 Baterista, professor desde 1993. Tocou e ministrou aulas e workshops em muitas cidades do Brasil, além de vários países da América do Sul, como Equador, Bolívia, Peru, entre outros. Com o lançamento do CD “The Second Death” a revista Metal Mission o elegeu como melhor baterista de sua categoria (metal cristão), com votação de leitores de todo o Brasil, repetindo o feito em 2003. Atuou como baterista do coral da Copel do show de 60 anos em 2014, fazendo apresentações em várias cidades do estado. Já fez aula com Lilian Carmona, Nenê, Kiko Freitas, Robertinho Silva, Guilherme Gonçalves, entre outros grandes bateristas de renome internacional. É proprietário da Escola de Música Edi Tolotti em Curitiba. É professor de Bateria para Crianças do Conservatório de MPB desde 2014.




PAULO OLIVEIRA – professor de BATERIA PREPARATÓRIO
Professor de bateria há vinte e seis anos, músico nascido na cidade de Guarapuava, mudou-se para Maringá para dar início aos seus estudos do instrumento. Lá, estudou com o professor Dâmaso Cerruti com quem desenvolveu o curso "Bateria Criação". Ingressou como aluno de Bateria no Conservatóro de MPB em 1998 concluindo seus estudos com os professores Guilherme Gonçalves e Toni Antoniacomi no ano de 2002. No ano seguinte começou a ministrar o curso de Bateria para Crianças no conservatório, onde permaneceu até 2015 quando saiu para abrir sua própria escola de Bateria. Em 2016, retornou ao CMPB para ministrar o curso de Bateria Preparatório. Como músico, além da bagagem com a música popular brasileira, trabalha com jazz, blues,  rock, country e fusion, entre outros estilos.




CANTO POPULAR - professora CLARISSA BRUNS 

 A cantora, compositora e professora de canto paranaense Clarissa Bruns, completou em julho de 2020 os três módulos da formação internacional em canto contemporâneo Somatic Voicework, com Jeanie LoVetri, uma das trademarks mais importantes de formação vocal do mundo ( https://somaticvoicework.com). Clarissa é também graduada em Musicoterapia pela Faculdade de Artes do Paraná e desenvolveu a pesquisa Buscando a Própria Voz como monografia de conclusão de curso. Tem pós-graduação em Modalidades de Intervenção nos Processos de Aprendizagem pela Puc-PR e formação (em Curso) em Imagens Guiadas pela Música, pela Bonny Foudation EUA.

Artista experiente, Clarissa Bruns convive com a música desde muito cedo. Sua infância foi marcada, desde os 3 anos de idade, por aulas de violino, piano e participações em corais. Iniciou seus estudos de canto popular no Conservatório de MPB de Curitiba aos 14 anos e lá se vão quase 3 décadas de dedicação ao estudo e a prática do cantar. Também se dedicou ao estudo da dança/corpo e teatro, tendo integrado o Grupo de Dança Moderna da UFPR e participado de uma infinidade de cursos, oficinas, workshops grupos de estudos e práticas continuadas em todas essas áreas artísticas.

Em 2008, Clarissa lançou seu primeiro trabalho autoral em CD homônimo. Com produção de Rafael Vernet e grande elenco de músicos, contou ainda com a participação especial de Fátima Guedes e Jorge Vercilo. Em 2014, lança seu segundo trabalho autoral, o DVD e CD ao vivo Riso Fácil, gravado no Canal da Música em Curitiba, que teve participação especial do saudoso Jair Rodrigues. Em 2017, a artista lançou seu terceiro trabalho autoral, o álbum ENTRE, produzido por Bernardo Bosisio, com a presença de grandes músicos brasileiros como Marcos Suzano e Carlos Malta e shows de lançamento em Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Foz do Iguaçu. Clarissa também foi finalista em concursos de samba enredo da capital paulista recentemente, com sambas de sua autoria e lançau, em setembro de 2019, um novo trabalho autoral, o EP A Praça do Relógio, com produção de Thiago Duarte.

 Característica marcante de toda a trajetória da compositora, o discurso poético e melódico feminino em primeira pessoa, profundo e intenso, traduzido em diversas vertentes musicais, continua permeando o seu trabalho. Para 2021, dois novos lançamentos. O single autoral Todo Mundo é Negro, com participação especial da intérprete Grazzi Brasil e arranjos, direção e produção musical de Fernanda Porto foi lançado em abril e um álbum inteiro novo, com produção de Thiago Duarte e que contará com a participação do cellista mundialmente reconhecido Jacques Morelenbaum, tem previsão de lançamento até o final do ano.


CANTO POPULAR - professor JOUBERT GUIMARÃES
Iniciou sua vida artística em Londrina onde fez parte do Coral da Universidade Estadual bem como tenha obtido graduação em Licenciatura em Educação Artística no ano de 1983. Naquela cidade criou vários grupos vocais que impulsionaram a produção artística local. Transferindo-se para Curitiba participou do Coral Sinfônico do Teatro Guaíra, do Coral MPBão, e Vocal Brasileirão ambos do Conservatório de Música Popular Brasileira.  Lecionou canto para a música popular em várias escolas da cidade bem como em Jaraguá do Sul (SC). Fez cursos livres em Oficinas eruditas e populares sendo aluno de professores como Mara Campos, Marcos Leite, Arismar do Espírito Santo, Maurício Carrilho, Mônica Salmaso, Regina Luccatto, Clara Sandroni, Dulce Leandro, Osvaldo Colarusso, Elza Soares, Chico Mello, Ian Guest, Roberto Corrêa, Tutti Baê, Tatiana Parra, Paula Santoro, Izabel Padovani entre outros. Graduou-se em Composição e Regência pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná em 2003. Atualmente é professor de Canto do Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba e professor de Canto Coral e Canto Popular na Escola de Música Villa-Lobos da Casa da Cultura Fausto Rocha Junior da Fundação Cultural de Joinville, onde reside. Pela mesma instituição desenvolve projetos de extensão atuando junto a alunos da rede municipal, bem como, na formação de seus professores e proporcionando inclusão a usuários em tratamento de diversas patologias.



CAVAQUINHO e PRÁTICA DE CONJUNTO DE CHORO - professor JULIÃO BOEMIO
Julião Boêmio é curitibano, cavaquinista, compositor e professor de seu instrumento. Descobriu o cavaquinho assistindo um programa de Inezita Barroso. Aos 15 anos entrou no Conservatório de MPB de Curitiba onde cursou Prática de Conjunto de Choro, Harmonia, Solfejo, Leitura e escrita Musical entre outros cursos, e onde hoje é professor de cavaquinho e músico da Orquestra À Base de Corda. Integra o Clube do Choro de Curitiba. Trabalhou com músicos como Paulinho da Viola, Tia Surica, Noite Ilustrada, Cidinho 7 Cordas, Nelson Sargento, Silvério Pontes, Vinicius Dorin, Caito Marcondes, Altamiro Carrilho, Paulo Belinatti, Nailor Proveta e Quinteto em Preto e Branco. Como músico da Orquestra À Base de Corda, acompanhou cantores como Monica Salmaso, Ceumar, Zé Renato e os músicos Roberto Correa, Yamandu Costa, Pedro Amorim e Dominguinhos, entre outros. Ganhou o prêmio de melhor composição (Ebubu Fulo) no Festival de Novos Talentos do Circuito Cultural Banco do Brasil em 2003; e no mesmo ano o prêmio Saul Trumpet, de melhor instrumentista do ano. Venceu 5 vezes o Festival do Clube de Choro de Curitiba. Em 2008, ao lado dos compositores Davi Sartori e Gabriel Schwartz gravou um CD com a preocupação de criar uma nova concepção para o choro, inspirados nos grandes mestres Laércio de Freitas e Radamés Gnatali. Lançou o CD “Feijão no Dente” em 2010, no Teatro do SESC em Curitiba e no SESC Pompéia em São Paulo.




CLARINETE - professor JACSON VIEIRA
É formado no curso Superior de Instrumento da Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Atua como músico convidado da Camerata Florianópolis, professor de Clarinete no Conservatório de Música Popular Brasileira da Fundação Cultural de Curitiba desde 2008 onde também é membro da Orquestra à Base de Sopro desde novembro de 98, tendo participado de diversas apresentações com músicos convidados, entre eles Itiberê Zwarg, Léa Freire, Roberto Sion, Toninho Ferragutti, Nailor Azevedo “Proveta”, Arrigo Barnabé e Vittor Santos, Laércio de Freitas, André Mehmari, Teco Cardoso, Joyce Moreno, Arismar do Espírito Santo, Gabrielle Mirabassi e Egberto Gismonti. Participou também da gravação do CD Mestre Waltel, o DVD com Arrigo Barnabé, CD e DVD com André Mehemari, CD com o clarinetista italiano Gabrielle Mirabassi.




FLAUTA DOCE e FLAUTA DOCE PARA CRIANÇAS - professora DORIANE CONCEIÇÃO

Doriane Conceição é professora de flauta doce do Conservatório de MPB desde 2016. Artista atuante na cena cultural de Curitiba, seja na área musical ou teatral, participou da gravação dos quatro CDs do Grupo Bayaka, foi vocalista do Grupo Baque Solto, ganhou o prêmio Gralha Azul de Melhor Sonoplastia pela composição e execução ao vivo da trilha do espetáculo teatral “Entre Tantos Contratrempos” e em 2015 gravou seu primeiro CD, “Sambandango”. Começou a estudar flauta doce ainda na infância, na cidade de Itabuna-BA. Nas aulas com a professora Mariângela Oliveira, na Escola Clave de Sol, experimentou um repertório variado, executando temas eruditos e temas da música popular brasileira, chegando a se apresentar para artistas como: Jorge Amado, Gilberto Gil, Dominguinhos e Ivan Lins. Em 2003 graduou-se em Musicoterapia pela Faculdade de Artes do Paraná, onde ingressou no Grupo Bayaka assumindo o posto de flautista doce desde a fundação até o encerramento das atividades do grupo de música étnica dirigido por Plínio Silva. 




FLAUTA TRANSVERSAL - professora ZELIA BRANDÃO 
Flautista que se caracteriza pela versatilidade, dedicando-se aos vários estilos que abrange a flauta transversal. Em 1972, quando iniciou o estudo de flauta transversal com J. Frank, já tinha uma noção de piano e canto e participava do Conjunto de Câmara da Família Brandão. Tornou-se aluna do prof. Norton Morozowicz, tendo então se formado no Curso Superior da EMBAP. Fez curso de aperfeiçoamento em música do séc.XX e Análise e Atualização da Didática, com H. Koellreutter. Fez curso de especialização em flauta traverso barroca com o prof. Oskar Peter na Schola Cantorum Basiliensis (Basel-Suiça).  Atua como convidada e solista em diversos grupos de câmara e orquestras. Dedica-se à apresentação de música barroca com instrumentos originais. Participa de grupos dedicados à música contemporânea. Atuando no magistério desde 1978, é docente do Conservatório MPB de Curitiba desde 1994 onde foi diretora pedagógica (2002 – 2004) e tem atuado em diversos festivais. Dedica-se à pesquisa da música popular brasileira, tendo participado de diversos grupos de choro e MPB. Envolvida com música cênica desde 1984, escreve e interpreta seus próprios espetáculos. Em 2012 juntamente com o pianista Gilson Peranzzetta, gravou o CD duplo: “Linguagem do Coração”, contendo repertório de Joaquim Antônio Callado e Pattápio Silva.




GUITARRA ELÉTRICA - professor MARIO CONDE
Mario Eduardo Macedo Conde; músico multi- instrumentista de cordas (guitarra, cavaquinho, bandolim, violão e violão tenor), compositor , arranjador e produtor musical.Iniciou seu estudos aos 11 anos em sua cidade natal, Rio de Janeiro, com seu padrastoo maestro Jaime Ribeiro.Radicado em Curitiba desde o ano de 1986, participou de vários grupos da cena local tais como: Soweto, Sotak e Quadro (este último participando do projeto Pixinguinha). Em 92 se juntou ao grupo Sotak na Suíça para uma série de concertos,entre eles o festival de Montreux e Fribourg .De volta ao Brasil em 1995,colabora com vários grupos e artistas tais como: Dr.Cipó, Impacto Impar, Na Tocaia,Proveta,Vinicius Dorin, Carlos Malta, Arismar do Espirito Santo, Nelson Ayres, Roberto Sion, Robertinho Silva,Vitor Santos,Mauro Senise,Nenê, entre muitos outros.  Desde 2002 atua no grupo do trombonista Raul de Souza,tendo registrados dois CDs e um DVD. Com Raul participou de diversos festivais no Brasil como Mimo, Chivas Jazz Festival, Paraty Jazz, Festa da Música(BH), Amazonas Jazz, Guaramiranga,Rio das Ostras,Jericoacoara, Copa Fest e muitos outros.no exterior, excursionou por diversos países tais como Tunísia (Jazz a Tabarka e Túniz),Ilha de La Reunion, Eslovaquia, Berlin (POP Com),Suiça (Fête de la Musique), entre muitos outros. È professor de Guitarra do Conservatório de MPB desde 2004. Em 2011 gravou seu 1º CD autoral “Guitarra Brasil Universo” e em 2015 gravou o DVD homônimo com participação da Orquestra À Base de Sopro de Curitiba, na qual é integrante como guitarrista desde 2006.


HARMONIA FUNCIONAL - professor JACKSON FRANKLIN 

Jackson Franklin é guitarrista, violonista, compositor e arranjador curitibano. Formado pela Faculdade de Artes do Paraná em Licenciatura em Música e pós-graduado em Metodologia no Ensino das Artes pela Uninter. Formado em Violão no Conservatório Villa-Lobos sob a orientação de Waldomiro Prodossimo. Estudou Harmonia Funcional e Arranjo Instrumental com Vicente Ribeiro.  Tem dois trabalhos para violão solo, que são Caminhos e Sonora (este lançado apenas digitalmente), ambos para violão 6 cordas. Atualmente pesquisa o violão de 8 cordas para o qual desenvolve repertório autoral e de interprete. Teve oportunidade de apresentar seu trabalho solo em festivais internacionais em Milão, onde se apresentou em 2008 e 2016 com o Art Bossa Duo e também recital solo. Em 2019 esteve no Festival de Yapcaraí com violonistas do Peru, Bolívia, Argentina e Paraguai, onde apresentou o repertório do trabalho Caminhos. Trabalha com a Art Bossa Trio com sua esposa, a pianista e gaitista Mari Lopes Franklin e o percussionista Danilo Sambista.  Com esse grupos participou ativamente de editais culturais promovidos pelo Projeto Vale da Música, Sesc e Sesi Paraná, entre outros.. É professor de Harmonia Funcional do CMPB de Curitiba desde 2011.







PERCUSSÃO  - professor ALEX FIGUEIREDO
 Natural do Rio de Janeiro e graduado em percussão pela EMBAP, tem atuado como músico profissional desde 1990. Desde então tem trabalhado com orquestras sinfônicas estaduais, orquestra de MPB, cantores, corais, bandas de música pop, gravações de CDs. Entre 1994 e 1995 participou da Orquestra Brasil Musical que percorreu as principais capitais do país se apresentando ao lado de nomes como Armandinho, Paulo Moura e Wagner Tiso. Esdtudou percussão com Guello, Marcos Suzano, Mestre Caboclinho, Celsinho Silva, Oscar Bolão, Odilon Costa, Marcio Bahia e Edu Ribeiro.  Em 1996 estudou na Berklee College of Music em Boston. Lecionou percussão popular em diversas escolas de Curitiba e festivais no interior do estado. Participou da gravação do último CD da Orquestra Sinfônica do Paraná Foi um dos fundadores do grupo de musica cubana Elmerekumbè. Atualmente participa do grupo de forró Xaxá do Xexé Em 2012 com o projeto “Dos Regionais às Jazz Bands” se apresentou no Clube do Choro em Paris onde também ministrou uma oficina de percussão brasileira. Desde 2004 atua como professor de percussão do Conservatório de MPB de Curitiba. 




PERCUSSÃO - professor VINA LACERDA

É bacharelado em Percussão pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná - UNESPAR. Tem especialização em docência pela mesma instituição. É mestre em Educação Musical pela Universidade Federal do Paraná com pesquisa ligado ao choro e ao ensino de música popular. É doutorando em educação musical pela mesma instituição. Professor da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR – Campus II – FAP. Atua também como professor do curso de percussão popular no Conservatório de MPB de Curitiba. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente como músico, professor e produtor cultural. Desenvolve pesquisa sobre o ensino de música e percussão brasileira. É autor dos materiais “Pandeirada Brasileira”, “Pandeirada Brasileira Pocket Editon” , “Instrumentos e Ritmos Brasileiros Vol. I” , “Instrumentos e Ritmos Brasileiros Vol. II” e “Ritmos Brasileiros para Cajón”. Ainda na área de educação musical, desenvolveu aplicativos (APPs) disponibilizados em plataformas IOS e ANDROID intitulados Percussion Brazil vol I, Percussion Brazil vol.II , Pandeiro Brazil e Cajón Brazil. Como músico e/ou professor participou de importantes festivais de música no Brasil, Ámérica Latina, Estados Unidos e Europa com destaque para as apresentações no Royal College of Music em Londres e no PASIC 2010, New York University, Stony Brook University e Juliard School nos USA; Escola Profissional de Música (Portugal); Percfest (Itália); Conservatório de Música de Laux de Founds, Usinesonore e Conservatório de Basel (Suíça); Escola de Música de Buenos Aires, Festival Internacional de Percussão da Patagônia e Festival International de Percussão de Córdoba (Argentina); II , III e V Festival Internacional de Cajón Afro Peruano (Peru); Festimbal Batucada Barcelona (Espanha); Festival Internacional de Coros de São Petesburgo (Rússia) e Festival Internacional de Coros da Bratislávia (Eslováquia).  Integrou a Orquestra a Base de Sopro e também a Orquestra a Base de Cordas do Conservatório de MPB de Curitiba. Atuou com diversos artistas de renome em projetos com artistas locais e internacionais. Atuou em mais de 60 Cds e na produção de trilha sonora para filmes, teatro e publicidade. Trabalha regularmente com  a Camerata Antigua de Curitiba. Foi artista  convidado  da companhia suíça de música contemporânea  ”We Spoke: New Music Company“. Atuou  em dezenas de discos e  na produção de trilha sonora para teatro e cinema. É integrante do grupo “Mano a Mano Trio” e fundador/diretor do grupo de percussão LaPercuTório.




PIANO -  professor REGINALDO NASCIMENTO
 Pianista, cantor, e regente. Iniciou seus estudos de piano com a prof.ª Lina Kubala, tendo depois estudado sob orientação dos professores Neyde Coelho, Maria Leonor Macedo e Jorge Hartke. Graduou-se pela EMBAP/PR, no Curso Superior de Instrumento/Piano (1993), na classe da professora Leilah Paiva. Frequentou cursos de interpretação pianística com os professores Henriqueta Garcez Duarte, Luiz Medalha, Luiz Senise, Miguel Proença, Gilberto Tinetti e Jacques Klein. Estudou Harmonia com os professores Chico Mello/PR e Osvaldo Colarusso/PR e Arranjo Vocal com Marcos Leite/RJ. Há 17 anos é integrande do Vocal Brasileirão do Conservatório de MPB de Curitiba onde já exerceu as funções de regente, regente assistente e cantor. Com o Vocal Brasileirão tem 2 CDs gravados e shows com artistas de renome nacional como Regina Lucatto, Mauricio Maestro, Quarteto em Cy, Boca Livre, e Joyce. Atuou como professor de piano em diversas cidades do Paraná e de Santa Catarina.



PIANO PARA CRIANÇAS - professora BRUNA KAISER WASEM 
Pianista paranaense, natural de Marechal Cândido Rondon, iniciou seus estudos musicais aos 11 anos de idade. Estudou Piano na Escola de Música Carlos Gomes e desde então, música tem sido a sua paixão. Graduada nos cursos de Licenciatura em Música pela EMBAP (2012), Bacharelado em Musicoterapia pela FAP (2013) e especialista em Pedagogia Instrumental e Performance (Piano) pela UNESPAR - Campus de Curitiba I (2015). Entre outras atividades, cursou uma oficina de Piano Popular com o pianista Fábio Torres em 2010, participou como pianista do Grupo de MPB da UFPR durante o ano de 2012 e atua como professora e musicista. Atualmente cursa o Mestrado em Música da UFPR, na linha de Educação Musical e Cognição e é integrante do GRUME – Grupo de Pesquisa Música e Expertise.



VIOLÃO 7 CORDAS/ PRÁTICA DE CONJUNTO DE MPB / PRÁTICA DE CONJUNTO DE CHORO  - professor LUCAS MELO
Músico curitibano, estudou no Conservatório de MPB de Curitiba com os professores Claudio Menandro e Fabiano Tiziu, com quem desenvolveu principalmente a linguagem do violão brasileiro. Fez cursos com os violonistas Rogério Souza, Marco Pereira, Maurício Carrilho, Rogério Caetano e Alessandro Penezzi. Como violonista, foi convidado a integrar os principais regionais de choro da cidade, dentre eles o tradicional Conjunto Choro e Seresta. Em 2015 lançou o CD Papo de Xará, com o músico Lucas Miranda, trabaho que foi aclamado pela crítica especializada. Atua como músico, compositor e arranjador em diversos projetos e grupos musicais em Curitiba. Foi convidado ministrar aulas no Conservatório de MPB de Curitiba, na Faculdade de Artes do Paraná, na EPM Holanda e na Casa do Choro de Toulouse. Já se apresentou no Brasil e em diversos países ao lado de músicos como: Sérgio Albach, Rogério Souza, Ana Paula da Silva, Antônio Rocha,  Gabriel Schwartz, Daniel Migliavacca, Mário Sève, entre outros.




PRÁTICA DE CONJUNTO DE MÚSICA CAIPIRA, VIOLA CAIPIRA E VIOLÃO - professor ROGÉRIO GULIN
Compositor, instrumentista (violão e viola caipira), pesquisador e professor. Estudou Violão Clássico na EMBAP com o professor Chico Melo. Trabalha com os grupos Terra Sonora com o qual gravou viola e violão em 7 CDs e Viola Quebrada com o qual gravou 6 CDs, 1 CD ao vivo e 1 DVD ao vivo – entre outras formações – com os quais tem gravado diversos álbuns e excursionado pelo Brasil e exterior. Desenvolveu uma intensa pesquisa sobre o Fandango – com resultados registrados e divulgados em livros e CDs. Foi selecionado e premiado em vários projetos, tais como “Rumos Musicais do Itaú Cultural” (2001 e 2008), “Prêmio Syngenta de Música instrumental e viola” (2004 e 2006), “Circular Brasil” (2006), “Projeto Pixinguinha” (2008) e “Prêmio Rozini de Excelência da Viola Caipira” na categoria “violeiro solo'” (2010 e 2013). Como instrumentista solo gravou 3 álbuns, Tempestade ( 2003 ), Orvalho ( 2008 ) e Alinhamento ( 2013 ) e um CD em duo com o flautista Giampiero Pilatti (Duo Chão de Pedra – 2016). Como compositor de Viola Caipira, escreveu mais de 70 obras. Como professor de viola e violão, atua desde 1994 no CMPB. Dividiu palcos e CDs com grandes nomes da MPB, tais como: Pena Branca & Xavantinho, Tinoco, Inezita Barroso, Guinga, Carlos Malta, Roberto Corrêa, As Galvão, etc.




SAXOFONE - professor RAUL VALENTE 
 Saxofonista e flautista, iniciou estudos na flauta aos 19 anos com Alvino Tortato e Fernando Oliveira. Aos 22 anos começou aulas com Paulo Branco no saxofone. Após fez diversos cursos com Nailor Proveta, Teco Cardoso, Bradford  Marssalis, Carlos Malta e Vinicius Dorin.  Professor na escola Mozartsom desde1999 e do Conservatório de Musica Popular Brasileira desde 2004.   Atua na música curitibana desde 1986, com apresentações em bares, festas, shows e gravações. Com estilo variado, toca música brasileira em gêneros, assim como outros estilos como blues, rock, fusion e Jazz. Especializou-se na perfomance dos seguintes instrumentos: saxofones alto, soprano e tenor, flauta transversal e EWI (Electric Wind Instrument). Realizou gravações, shows e apresentações junto a grandes nomes da música local e nacional como  Glauco Solter, Mario Conde, Paulo Branco, Paulo Matar, Carlos Malta, Toninho Ferraguti, Mauro Senise, Iana Purin, Vinicius Dorin, Jean Pierre Zanella,  Andre Dequech, entre outros.





TROMBONE (vara/pisto) EUFÔNIO/TUBA) - professor LAURO RIBEIRO
Trombonista e multi-instrumentista, formado em Música pela UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná, antes EMBAP (Escola de Música e Belas Artes do Paraná), atua na área de performance e educação em Curitiba há vários anos tendo como seus principais trabalhos: a docência a docência na Arnica Cultural e as performances musicais na banda Trombone de Frutas, no grupo de metais Bananeira Brass Band, na banda Lemoskine e em seu projeto solo Aerofonismo. Como músico performático, especialista no campo dos metais, além de intérprete e arranjador em várias bandas, tem agregado valor no discurso artístico dos grupos nos quais participa como convidado tanto nos palcos quanto nos estúdios de gravações. Quanto aos artistas que já acompanhou, vale citar: Jards Macalé, Di Melo e Curumin (convidados da Trombone de Frutas), Karol Conka (convidada do Bossa Urbana), Fernanda Takai (convidada da Lemoskine), Paulo Miklos, Mauricio Pereira, China, Fernando Anitelli, Leo Fressato (convidados da Banda Mais Bonita da Cidade). Entre os principais trabalhos já realizados vale a destacar a participação no DVD da Banda Mais Bonita da Cidade e no disco das bandas Siricutico, Charme Chulo, Gentileza, Lemoskine, Bernardo Bravo, Watch Out for the Hounds, Conde Baltazar, Escambau. Com os grupos nos quais faz parte gravou com Trio Kraide (discos “Txunai” e “Lado B”), com Trombone de Frutas (discos "Chanti, Charango?" e “Chanti, Alpïsti) e com a Bananeira Brass Band registrou o single “Fúria”.



TROMPETE - professor OZÉIAS VEIGA DA COSTA
Graduado com Bacharelado em Trompete pela EMBAP – Escola de Musica e Belas Artes do Paraná. Participou de diversas gravações com artistas da música gospel e da MPB, se apresentando ao lado de músicos a artistas de renome como Emílio Santiago, Nelson Aires, Lea Freire, Vittor Santos, Toninho Ferraguti, Proveta, Laércio de Freitas, Teco Cardoso, Arrigo Barnabé, Joyce Moreno, Toquinho, e Egberto Gismonti. Atuou como músico convidado pela Orquestra Sinfônica do Paraná, Orquestra Filarmônica de Jaraguá do Sul e Camerata de Florianópolis. Atualmente é professor de Trompete do Conservatório de MPB de Curitiba, da Filarmônica Antoninense, da Banda Marcial de São José dos Pinhais e integrante da Orquestra a Base de Sopro do Conservatório de MPB de Curitiba.



VIOLÃO - professor CLAUDIO MENANDRO 
Nascido em Salvador, Bahia, iniciou ainda jovem a sua carreira como violonista. Gravou seu primeiro disco em 1986, interpretando os clássicos do repertório para violão. Em 1988, gravou seu segundo disco, voltado para clássicos do cancioneiro popular.Com o violonista suíço Daniel Erni fez projeto de concertos didáticos por vários anos, patrocinado pela Prefeitura Municipal de Zurique, Suíça. A partir de 1989, na Alemanha, desenvolveu trabalho como integrante do grupo Projeto Três ao lado do violonista alemão Ahmed El-Salamouny e percussionista brasileiro Gilson de Assis. Lá, gravou 03 CDs de música brasileira. Realizou projeto de música barroca francesa em duo com o cravista Edmundo Hora, em Campinas. Fez duo com o violonista Marcus Llerena, com o qual viajou em turnê pela França, apresentando o projeto “De Bach a Pixinguinha”. Em 2005, participou da programação do “Ano do Brasil na França” fazendo cinco shows em Paris com o grupo “Três no Choro.Gravou dois CDs com composições próprias – Sombra e Água Fresca (2002) e Descansado (2006) – com participações dos clarinetistas Paulo Sérgio Santos e Proveta.Já dividiu o palco com nomes como o cravista Edmundo Hora, o pianista João Carlos Assis Brasil, Dominguinhos, Roberto Correa, Luiz Otávio Braga,  Mônica Salmazo, Toninho Carrasqueira, dentre outros. Em 2007 fez uma turnê pelo Brasil com o clarinetista Paulo Moura, através do projeto CIRCULAR BRASIL patrocinado pela Petrobrás.



VIOLÃO - professor FABIANO SILVEIRA “Tiziu”
Iniciou os estudos do violão clássico aos 13 anos de idade. Aprofundou-se na musica popular brasileira no Conservatório de MPB de Curitiba, onde hoje atua como professor. É membro do Trio Quintina, fez parte da orquestra À Base de Corda do Conservatório de MPB, atuou no grupo Maria Faceira que foi pioneiro no gênero ”samba de gafieira” em Curitiba. Atua no duo Choro F5 com o maestro e clarinetista Sergio Albach, é diretor e arranjador da orquestra de violões” Kilânio” e desenvolve a prática de orquestra com vários alunos, pesquisa toques e referências do samba de terreiro com o grupo “Os Encantados”, fez a trilha sonora no filme sobre a vida do artista “Poty Lazzarotto”. Lançou um livro de partituras com estudos para violão e flauta.  Participou do festival de choro em Paris realizando turnê em países como Alemanha, Suíca, Espanha, Bélgica, Inglaterra e Holanda.



VIOLÃO PARA CRIANÇAS - professor DANIEL FAGUNDES
Pós-graduado em Fundamentos da MPB pela Faculdade de Artes do Paraná. Atua como professor de violão no CMPB de Curitiba desde 2008, onde também foi aluno, tendo como mestres Indioney Rodrigues, Vicente Ribeiro, Liane Guariente, João Egashira, Maurílio Ribeiro entre outros. Teve uma breve passagem pelo violão erudito no Conservatório Villa Lobos com o professor Valdomiro Prodóssimo. Cursou formação musical em Canto na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Atua como regente coral, cantor e instrumentista. Integra as bandas Areia Branca, Anônimos do Samba e o Grupo Fato com o qual lançou em 2014 o sétimo disco com produção de Pedro Luís e várias participações, entre elas Lenine e João Cavalcanti. Foi integrante por 7 anos do Coral Champagnat da PUC-PR e gravou três discos com o Bayaka “Música dos Povos”.










3 comentários:

  1. Preciso me aperfeiçoar nos estudos no clarinete entre em contato comigo grato

    ResponderExcluir
  2. Oficina da Música Universal
    Eu sou Itiberê Zwarg, e ofereço para vocês a minha “Oficina da Música Universal”.
    Com a bagagem musical que tenho, (desde 1977 tocando com Hermeto Pascoal, desde o ano 2000 com meu trabalho solo a frente da “ItiberêOrequestraFamília”/ ItiberêZwarg&Grupo”, vários CDs gravados e vinte anos de “Oficinas da Música Universal” pelo mundo todo), componho ao vivo para os alunos tocarem, num processo totalmente intuitivo.
    Essa oficina, geralmente de vinte horas ( cinco dias de trabalho ) produz uma peça que é executada no final da prática, e é aberta a todos os músicos ( de todos os instrumentos: cordas friccionadas, dedilhadas, sopros, percussão, voz , teclados, enfim todos)que já tenham uma desenvoltura técnica média nos seus instrumentos.
    Atuo também com orquestras formadas.
    Eu tenho, como desafio, fazer todos tocarem juntos, sem partituras, com as ferramentas da escuta e da memória auditiva, enriquecendo as possibilidades musicais de todos. Sempre consigo isso , graças a uma boa tática inclusiva, que se resume em exigir mais de quem pode mais e puxar o máximo de quem ainda não pode muito, para que todos possam doar seus 100%.
    Para quem desejar maiores informações, poderei mandar meu release através do meu
    e-mail : (itiberezwarg@gmail.com)
    Em Youtube Zwarg-vídeos ,Face e Instagram ItiberêZwarg há muita informação Zwarg.
    complementar.
    Meu whatsapp: (21) 94948781

    ResponderExcluir